Características da Profissão
A atribuição básica do geógrafo é o estudo do espaço e do ordenamento territorial, onde se evicenciam as inter-relações que a sociedade estabelece com a natureza. Estuda, pois, a dimensão dos processos humanos e naturais que moldam a superfície terrestre. dessa forma, o geografo desenvolve pesquisa básica e aplicada, em universidades e institutos especializados, podendo também dedicar-se ao ensino fundamental, médio e superior.
A fiscalização do exercício da profissão de Geógrafo é exercida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA (texto da lei 6.664, de 1979, que regulamenta a profissão).
A profissão de geógrafo exige, portanto, uma formação ampla e crítica, dado o fato de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza. Dentro dessa perspectiva, ele pode exercer uma série de funções. As principais estão listadas a seguir:
1) dedica-se ao planejamento territorial ambiental e regional, estudando áreas urbanas e rurais, o que envolve análises econômicas e políticas de questões habitacionais, de dinâmica das classes sociais, da produção do espaço, bem como de preservação do patrimônio histórico;
2) contribui para a área de Cartografia, produzindo mapas temáticos e manipulando informações através de técnicas de geoprocessamento;
3) assessora os órgãos públicos no traçado de limites de estados, municípios e regiões administrativas. Lida com a Aerofotogeografia e o Sensoriamento Remoto, lendo e interpretando imagens produzidas por radares, aeronaves e satélites orbitais;
4) elabora relatórios de impactos ambientais de obras de engenharia civil;
5) orienta projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, projetos de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.
6) concluindo também a licenciatura, o geógrafo poderá atuar como docente nos ensinos fundamental e médio nas redes públicas e particulares de ensino.