O DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP tem sua origem no ano de 1934, na antiga sub-secção de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Naquele ano, o primeiro ensino universitário de Geografia foi inaugurado com a cátedra de Geografia, sob responsabilidade do Prof. Pierre Deffontaines, que veio especialmente da França para ocupá-la. Em 1935, a cátedra passou para a responsabilidade do Prof. Pierre Monbeig.

Em 1939, a cátedra Geografia foi desdobrada em duas: Geografia Humana e Geografia Física. A primeira foi ocupada pelo Prof. Pierre Monbeig até o ano de 1946, quando foi substituído pelo Prof. Ary França. A segunda ficou sob a responsabilidade do Prof. João Dias da Silveira. Em 1942, às duas existentes somou-se a cátedra de Geografia do Brasil, ocupada pelo Prof. Aroldo Edgar de Azevedo. No dia 4 de junho de 1946, foi criado o Departamento de Geografia no interior da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Já em 1956, por força de lei federal, o curso de Geografia foi desmembrado do curso de História, passando ao Departamento a função principal de formação em Geografia.

Em 1944 ocorreu a primeira defesa de doutorado no departamento. A partir de 1972 o Departamento conta com dois cursos de Pós-Graduação com mestrado e doutorado, um de Geografia Humana e outro de Geografia Física. O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas contava, em maio de 2018, com 45 professores ativos, 17 funcionários e 1045 alunos de graduação, somando bacharelado e licenciatura; e 341 alunos de pós-graduação, divididos em dois programas – Geografia Física, com 86 alunos, e Geografia Humana, com 255 alunos.

O curso de graduação (Bacharelado e Licenciatura) visa:
1 - Garantir ao aluno a possibilidade de uma formação adequada tanto às suas aspirações voltadas à   pesquisa, quanto àquelas exigidas para sua formação profissional e demanda de mercado de trabalho. Para tanto, o currículo conta com um rol de disciplinas profissionalizantes e instrumentação em informática;
2 - Oferecer aos alunos um módulo fundamental que garanta aos mesmos a formação mínima necessária para quem pretende seguir tanto a carreira do magistério como a da pesquisa;
3 - Oferecer uma maior elasticidade na escolha de disciplinas optativas na orientação de sua profissionalização;
4 - Garantir o último ano do curso para que o aluno possa se dedicar às disciplinas metodológicas e elaborar sua pesquisa para a realização do TGI (Trabalho de Graduação Individual).

Os programas de Pós-Graduação de Geografia Física e Geografia Humana possuem as seguintes linhas de pesquisa:

Geografia Física:
Informação geográfica: tratamento, representação e análise;
Estudos interdisciplinares em Pedologia e Geomorfologia;
Estudos teóricos e aplicados em Climatologia;
Paisagem e planejamento ambiental;
Formas, materiais e processos na zona tropical úmida;
Paisagem e ambiente.

Geografia Humana:

Metodologia em Geografia;
Geopolítica, Planejamento e Gestão do Território;
Sociedade Urbana: Metrópole e Território;
Espaço: Imagens e Representações Gráficas;
Território, Economia e Desenvolvimento Regional;

O Ensino da Geografia no Brasil. O departamento conta com quatro revistas - GEOGRAFIA - Revista do Departamento; GEOUSP, Experimental e PAISAGENS - e com onze laboratórios de pesquisa: Cartografia e Geoprocessamento; Ensino e Material Didático; Climatologia e Biogeografia; Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental; Geografia Agrária; Geografia Urbana; Geomorfologia; Pedologia e Sensoriamento Remoto e Aerofotogeografia; Laboratório de Estudos Regionais em Geografia e Laboratório de Geografia Política.