AACC - Atividades Acadêmico-Científicos-Culturais

Sobre as AACC’s


As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais são obrigatórias para os alunos do curso de licenciatura (portanto, somente com a abertura do curso de licenciatura as AACC poderão ser cadastradas).

Serão necessárias 200 horas de AACC’s para que o aluno obtenha o diploma de licenciatura.

Será necessário que o aluno apresente as cópias e os originais de cada comprovante ou certificado.

Somente serão aceitas as atividades realizadas no período posterior ao da matricula do aluno na Universidade.

A contagem de horas obedecerá aos critérios estabelecidos no quadro de Carga Horária Atribuída.

 

Classificações das Atividades


As atividades a ser consideradas como AACC serão computadas de acordo com as grandes linhas abaixo:

[A]  Participação em atividades de extensão e pesquisa da USP;

[BAudiência a eventos: congressos, encontros, seminários, colóquios, palestras, mesas-redondas, debates; ciclos de cinema, teatro, dança, música, artes plásticas;

[C]  Participação em eventos apresentando trabalhos, realizando monitoria, coordenando sessão de trabalho, participando de demais atividades relativas à comissão organizadora;

[DMonitoria de disciplina com ou sem remuneração;

[E]   Atividades decorrentes de estágios (exceto os estágios da Faculdade de Educação);

[F]   Publicações científicas em revistas ou outros veículos de comunicação impressa ou eletrônica, além de anais de congressos;

[G]   Cursos de aperfeiçoamento, extensão universitária, idiomas, etc;

[H]   Participação no CEGE, DCE, UNE e representação em órgãos colegiados;

[ I ]  Outras atividades, a serem analisados pela COC de Geografia. *

[ J ]  Atividades promovidas pela biblioteca da FFLCH-USP

 

* Exemplos de atividades consideradas pela Comissão:

  • Atividades Físicas no CEPE  - Somente 1 semestre.
  • Participação como mesário em eleições 

 

Procedimentos


  • Baixar o formulário (planilha do Excel) disponível no site do DGEO - Clique Aqui 

 e preencher como no exemplo.

  • Após preencher:
  1. Renomear o arquivo com nome:  Ex: Formulário_AACC_"xxxx da xxxxx"
  1. Enviar por e-mail para : geografia.coc@usp.br
  1. Assunto: Formulário AACC - "Nome"
  • Após envio do  e-mail com formulário anexado, apresentar o certificado original (Diploma, certificado, ingresso, folder, memorial) e cópia na Secretaria de Graduação da Geografia. As cópias ficarão arquivadas na secretaria e o original devolvido ao aluno.

 

Certificação


Podem ser apresentados nas formas:

  • Certificado de evento.
  • Diplomas.
  • Estágios, monitorias, e Iniciação Ciefitica e outras atividade na USP: Pelo JúpiterWEB  na tela de Benefícios e Bolsas exibe o inicio e término de participação em programas. Impressão desta tela será aceita
  • Declaração de coordenador, orientador, docente: Iniciação, grupos de pesquisas, monitoria, etc.
  • Folder de evento: com publicações (deve conter: Data, Nome do Autor e Titulo do trabalho).
  • Impressão de página de sites (com endereço do link na impressão): Anais de eventos, publicação de revistas eletrônicas, bolsa.
  • Ticket/ingresso de eventos culturais, de museus, amostra de cinema, etc. Se não houver, um folder com data da visita ao museu será aceito.
  • Holerite de estágio (com nome do estagiário e data).
  • Termo de Compromisso de Estágio: Geralmente a primeira folha contém as informações relevantes (nome do aluno, local de estágio e as datas de inicio e término)
  • Memorial: Descrição do evento. Modelo está disponível em aqui.

Sugestões para preenchimento de formulário


Dê preferência às atividades que contabilizam mais horas:

  • Categoria A – Iniciação Cientifica, Grupos de Estudos, Extensão Acadêmica,
  • Categorias D e C.2 - Monitoria de eventos e disciplinas. Comissão organizadora.
  • Categoria E - Estágio
  • Categoria F.2 - Trabalhos completos em periódicos, revistas ou anais de eventos: 20 horas.

                     Apenas na primeira das três planilhas (“Formulário AACC (p. aluno)”)  é possível inserir dados.

 

Sugestões para atividades gratuitas ou de baixo custo


Museus da USP  - http://www5.usp.br/extensao/museus/

Artes e Esportes  na USP - http://www5.usp.br/extensao/artes-e-esportes/

Centro de Línguas  –  FFLCH/USP - http://clinguas.fflch.usp.br/

NELE  - FFLCH/USP (cursos de idiomas) - http://caf.fflch.usp.br/nele-nucleo-de-estudos-de-linguas-estrangeiras

Centro Acadêmico - FEA /USP (cursos de idiomas) - http://cavc.com.br/

Eventos (Palestras, Colóquios, e demais atividades acadêmicas) http://www.eventos.usp.br/

Cursos de Difusão USP – Sistema Apolo https://uspdigital.usp.br/apolo/apoListarCursoModalidadeTipo?id_modalidade=4

Museus na cidade de São Paulo - http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/museus

SESCSP (shows, cursos, palestras, etc) - http://www.sescsp.org.br/

 

Cursos a distância

Cousera - https://pt.coursera.org/

Veduca - http://www.veduca.com.br/

Codeacademy -  https://www.codecademy.com/pt

ANA – Agencia Nacional de Águas - http://eadana.hospedagemdesites.ws/

FGV - http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

 

A carga horária atribuída às atividades obedecerá aos parâmetros:


TABELA DE CARGA HORÁRIA ATRIBUÍDA

Categoria

Atividade

Carga horária atribuída

Limite de horas por categoria

A

Participação em grupos de estudo, pesquisa ou extensão na USP, iniciação científica, com ou sem financiamento. (Inclui a extinta Bolsa-Trabalho).

40 horas por semestre.

80h

B

B.1 - Ciclos de cinema, teatro, exposições, museus, galerias, ciclos de arte.

B.2 - Audiência a congressos, seminários, colóquios, palestras, mesas-redondas, debates.

Cada evento corresponderá 4 horas.

B.1  40h


B.2  40h

C

Apresentação de trabalhos, palestras. Ministrante de palestra, curso. Organização de eventos.

C1. Apresentação de trabalhos, palestras: 4h.

C.2 Membro da comissão organizadora: 20h.

40h

D

Monitoria de disciplina.

20 horas por semestre.

60h

E

Estágio.

20 horas por semestre.

80h

F

Publicações em revistas científicas, impressas ou eletrônicas ou outros veículos de comunicação impressa, além de anais de congressos científicos.

F1. Publicação Simples: 4 horas

F.2 Resumo (anais): 8 horas.

F.3 Trabalhos completos em periódicos,  revistas ou anais de eventos: 20 horas.

40h

G

Cursos.

10 horas por semestre.

40h

H

Participação em entidades estudantis ou representações dos colegiados.

10 horas por semestre.

40h

I

Demais Atividades

 Sujeito a análise da CoC

 

J

Atividades Promovidas pela Biblioteca FFLCH-USP

 

10h